quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O grande evento cultural do Colégio Estadual Carmem Andrade Lima

No dia 10 de novembro do ano em curso, o CECAL inaugurou a 4ª edição do Fest Carmem com o Banquete Cultural. Uma mesa composta por profissionais de diversas áreas dialogaram e interagiram com os alunos concluintes do ensino  médio, o tema: O BRASIL QUE A GENTE QUER A GENTE FAZ.

Os palestrantes: Marcelo Rosa - otorrinolaringologista
Paulo de Tarso - comunicólogo
Kaio Freitas - Farmacêutico industrial
Fernanda Perez - design de interiores

Após as conferências,  uma discussão calorosa foi se desenvolvendo, de modo que os aprendentes do CECAL,  tiveram mais uma rica oportunidade para a construção de saberes, ressignificando o processo de ensino-aprendizagem.
Após as discussões, foi oferecido aos visitantes e toda comunidade escolar presente, um coquetel patrocinado pelos anfitriões do evento (aprendentes concluintes do ensino médio)

Durante toda a semana, de 21 a 25 do mês corrente, todos os aprendentes do ensino fundamental, ensino médio dos três turnos e o Tempo Formativo (EJA) estarão com salas temáticas e tarefas de palco,  apresentando performances acerca da temática em foco.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

COLEGAS GESTORES
Conforme Portaria 2986/2011 foram estabelecidas normas pela Secretaria Estadual da Educação-SEC, para a realização dos projetos FACE, AVE e TAL neste ano. Como parte dos procedimentos iniciais A CODEB/PEDAGÓGICO-DIREC 02 encaminhou para as unidades de ensino da rede pública  estadual os termos de adesões aos referidos projetos para que sejam assinados e devolvidos às técnicas Gleide Gavim, Nilza Maria ou Ana Cláudia, no Setor de Programas e Projetos, na sede da DIREC 02.

Após a oficialização pela SEC das datas dos eventos serão distribuídos os cronogramas para  dar início às ações nas suas unidades de ensino. 

Por se tratar de projetos de natureza sócio-educativa que fomenta o desenvolvimento das artes no currículo escolar,  o departamento solicita que as escolas desde já estimulem a participação do seu alunado com suas diversas expressões culturais.

Responsável:
Gleide Gavim
Coordenadora do FACE, AVE e TAL na Direc 02

terça-feira, 12 de abril de 2011

CAROS COLEGAS 
 
A Coordenação de Jovens e Adultos, através da professora Perpétua, Técnica da CODEB/DIREC 02, convida os educadores da EJA para participarem da Videoconferência que se realizará no dia 19/04/2011, terça-feira, das 8h e 30min às 12h, na sala de videoconferência da DIREC 02, para  esclarecer sobre a utilização dos instrumentos do acompanhamento do percurso (Caderno de Registro do Percurso da Aprendizagem e Diário de Acompanhamento do Percurso) da educação de jovens e adultos.
 
A confirmação da presença é indispensável, pois o espaço da sala de videoconferência da DIREC 02 só comporta 60 pessoas. 
 

#links

#links

domingo, 10 de abril de 2011



Este video muito bem representa a situação  da vida dos sertanejos, particularmente os nordestinos que ainda se encontram  à margem do direito à educação.
O blog a serviço da educação
A criação de mais um blog não se limita apenas a atender ao cumprimento de uma tarefa do curso em foco, mas principalmente, para colocar mais um instrumento a serviço dos nossos aprendentes, docentes e demais segmentos que constituem a comunidade escolar.

INTERAPRENDIZAGEM - INFORMANDO

O Colégio Estadual Carmem Andrade Lima estará realizando, amanhã, dia 5 de abril,  nos turnos matutino (9h) e vespertino às 15h o seu primeiro encontro geral com  pais e filhos, docentes, gestores e funcionários.
Naquela oportunidade, erstará apresentando para toda a comunidade escolar presente e ou representada:
  • Projeto Político Pedagógico (objetivos, valores, missão e metas) 
  • o cronograma geral do ano letivo de 2011.
  • apresentação do corpo docente, equipe gestora e de funcionários
  • apresentação dos representantes do Conselho Escolar eleito em 2010 para o biênio:2011/2012
  • apresentação do calendário das testagens finais da I unidade (11 a 18 de abril)

 

Processo avaliativo- calendário das testagens finais – I Unidade/2011

O Colégio Estadual Carmem Andrade Lima, estará iniciando as testagens finais da I unidade, dia 11 e terminará dia 18 do mês em curso.
Serão contemplados todos os turnos e todas as modalidades.
Começaremos com as testagens de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira (inglesa e espanhola), para todos os turnos e modalidades.

 

 

INFORMATIVO


Ontem, 5 de abril de 2011 o Colégio Estadual Carmem Andrade Lima, realizou o seu primeiro encontro : Família e Escola, nos turnos matutino e vespertino.
O número de pais presentes foi significativo.
O encontro foi interativo, pois os pais participaram dando opiniões acerca de questões diversas que permeiam o universo escolar (uniforme, horário, freqüência) e principalmente, o processo de ensino-aprendizagem.
O ponto alto do encontro foi a participação voluntária de pais de ex-alunos, que foram nos informar da aprovação de seus filhos em universidades públicas, os quais haviam sido aprovados em cursos, como:
 Pedagogia, Educação física, Geografia, História Administração e  Engenharia civil – UEFS.
Arquitetura, Jornalismo e Matemática – UFBA.

Para refletir

"Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente."

Paulo Freire

Interaprendizagem Cecal

Olá todos e todas.
Muito mais que um blog, esta ferramenta tem por objetivo dinamizar as atividades didático-pedagógicas dos docentes, os informes administrativos, as trocas de informações entre os sujeitos sociais do Colégio Estadual Carmem Andrade Lima.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

CONSELHOS ESCOLARES

O Conselho Escolar (CE) é um colegiado com membros de todos os segmentos da comunidade escolar com a função de gerir coletivamente a escola. Com suporte na LDB, lei nº 9394/96 no Artigo 14, que trata dos princípios da Gestão Democrática no inciso II – "participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes", esses conselhos devem ser implementados para se ter uma gestão democrática. Porém, como diz Carlos Drummond Andrade: "as leis não bastam. Os lírios não nascem das leis" (SEED 1998, p. 44).
  • Dessa forma, os Conselhos Escolares podem servir somente para discutir problemas burocráticos, ser compostos apenas por professores e diretor(a), como um ‘Conselho de Classe’, mas se estiver dentro dos princípios da Gestão Democrática esse Conselho terá que discutir politicamente os problemas reais da escola e do lugar que ela está inserida com a participação de todos os sujeitos do processo. Para que se garanta a constituição de um Conselho Escolar com essas características, Antunes (SEED, 1998) aponta alguns parâmetros importantes a serem considerados:
    • Natureza do Conselho Escolar: Deve ser deliberativa, consultiva, normativa e fiscalizadora.
    • Atribuições fundamentais: Elaborar seu regimento interno; elaborar, aprovar, acompanhar e avaliar o projeto político-pedagógico; criar e garantir mecanismos de participação efetiva e democrática da comunidade escolar; definir e aprovar o plano de aplicação financeiros da escola; participar de outras instâncias democráticas, como conselhos regional, municipal, e estadual da estrutura educacional, para definir, acompanhar e fiscalizar políticas educacionais.
    • Normas de funcionamento: O Conselho Escolar deverá se reunir periodicamente, conforme a necessidade da escola, para encaminhar e dar continuidade aos trabalhos aos quais se propôs; a função do membro do CE não será remunerada; serão válidas as deliberações tomadas por metade mais um dos votos dos presentes da reunião.
    Composição: Todos os segmentos existentes na comunidade escolar deverão estar representados no CE, assegurada a paridade (número igual de representantes por segmento); o diretor é membro nato do conselho.
    • Processo de escolha dos membros: A eleição dos membros e suplentes deverá ser feita na unidade escolar, por votação direta, secreta e facultativa.
    • Presidência do Conselho Escolar: Qualquer membro efetivo do conselho poderá ser eleito seu presidente, desde que esteja em pleno gozo de sua capacidade civil.
    • Critérios de participação: Participam do Conselho com direito a voz e voto todos os membros eleitos por seus pares; os representantes dos estudantes a partir da 4ª série ou com mais de 10 anos terão sempre direito a voz e voto, salvo nos assuntos que, por força legal, sejam restritivos aos que estiverem no gozo de sua capacidade civil; poderão participar das reuniões do Conselho, com direito a voz e não voto, os profissionais de outras secretarias que atendam às escolas, representantes de entidades conveniadas, Grêmio Estudantil, membros da comunidade, movimentos populares organizados e entidades sindicais.
    • Mandato: Um ano, com direito à recondução
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação a Distância. Salto para o Futuro: Construindo uma escola cidadã, projeto político-pedagógico. Brasília: SEED, 1998. ISBN