Este blog foi criado com o objetivo de atender ao cumprimento de uma das tarefas solicitadas pelo Curso:Mídias Digitais, modalidade EAD, mas particularmente para validar a teoria acerca do uso das mídias na educação.
sábado, 23 de abril de 2011
sexta-feira, 15 de abril de 2011
COLEGAS GESTORES
Conforme Portaria 2986/2011 foram estabelecidas normas pela Secretaria Estadual da Educação-SEC, para a realização dos projetos FACE, AVE e TAL neste ano. Como parte dos procedimentos iniciais A CODEB/PEDAGÓGICO-DIREC 02 encaminhou para as unidades de ensino da rede pública estadual os termos de adesões aos referidos projetos para que sejam assinados e devolvidos às técnicas Gleide Gavim, Nilza Maria ou Ana Cláudia, no Setor de Programas e Projetos, na sede da DIREC 02.
Após a oficialização pela SEC das datas dos eventos serão distribuídos os cronogramas para dar início às ações nas suas unidades de ensino.
Por se tratar de projetos de natureza sócio-educativa que fomenta o desenvolvimento das artes no currículo escolar, o departamento solicita que as escolas desde já estimulem a participação do seu alunado com suas diversas expressões culturais.
Responsável:
Gleide Gavim
Coordenadora do FACE, AVE e TAL na Direc 02
Após a oficialização pela SEC das datas dos eventos serão distribuídos os cronogramas para dar início às ações nas suas unidades de ensino.
Por se tratar de projetos de natureza sócio-educativa que fomenta o desenvolvimento das artes no currículo escolar, o departamento solicita que as escolas desde já estimulem a participação do seu alunado com suas diversas expressões culturais.
Responsável:
Gleide Gavim
Coordenadora do FACE, AVE e TAL na Direc 02
terça-feira, 12 de abril de 2011
CAROS COLEGAS
A Coordenação de Jovens e Adultos, através da professora Perpétua, Técnica da CODEB/DIREC 02, convida os educadores da EJA para participarem da Videoconferência que se realizará no dia 19/04/2011, terça-feira, das 8h e 30min às 12h, na sala de videoconferência da DIREC 02, para esclarecer sobre a utilização dos instrumentos do acompanhamento do percurso (Caderno de Registro do Percurso da Aprendizagem e Diário de Acompanhamento do Percurso) da educação de jovens e adultos.
A confirmação da presença é indispensável, pois o espaço da sala de videoconferência da DIREC 02 só comporta 60 pessoas.
domingo, 10 de abril de 2011
INTERAPRENDIZAGEM - INFORMANDO
O Colégio Estadual Carmem Andrade Lima estará realizando, amanhã, dia 5 de abril, nos turnos matutino (9h) e vespertino às 15h o seu primeiro encontro geral com pais e filhos, docentes, gestores e funcionários.
Naquela oportunidade, erstará apresentando para toda a comunidade escolar presente e ou representada:
Naquela oportunidade, erstará apresentando para toda a comunidade escolar presente e ou representada:
- Projeto Político Pedagógico (objetivos, valores, missão e metas)
- o cronograma geral do ano letivo de 2011.
- apresentação do corpo docente, equipe gestora e de funcionários
- apresentação dos representantes do Conselho Escolar eleito em 2010 para o biênio:2011/2012
- apresentação do calendário das testagens finais da I unidade (11 a 18 de abril)
Processo avaliativo- calendário das testagens finais – I Unidade/2011
O Colégio Estadual Carmem Andrade Lima, estará iniciando as testagens finais da I unidade, dia 11 e terminará dia 18 do mês em curso.
Serão contemplados todos os turnos e todas as modalidades.
Começaremos com as testagens de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira (inglesa e espanhola), para todos os turnos e modalidades. Postado por Neves Castro às 21:56
Serão contemplados todos os turnos e todas as modalidades.
Começaremos com as testagens de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira (inglesa e espanhola), para todos os turnos e modalidades.
Postado por Neves Castro às 21:56
INFORMATIVO
Ontem, 5 de abril de 2011 o Colégio Estadual Carmem Andrade Lima, realizou o seu primeiro encontro : Família e Escola, nos turnos matutino e vespertino.
O número de pais presentes foi significativo.
O encontro foi interativo, pois os pais participaram dando opiniões acerca de questões diversas que permeiam o universo escolar (uniforme, horário, freqüência) e principalmente, o processo de ensino-aprendizagem.
O ponto alto do encontro foi a participação voluntária de pais de ex-alunos, que foram nos informar da aprovação de seus filhos em universidades públicas, os quais haviam sido aprovados em cursos, como:
Pedagogia, Educação física, Geografia, História Administração e Engenharia civil – UEFS.
Arquitetura, Jornalismo e Matemática – UFBA.
Para refletir
"Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente."
Paulo Freire
Postado
Interaprendizagem Cecal
Olá todos e todas.
Muito mais que um blog, esta ferramenta tem por objetivo dinamizar as atividades didático-pedagógicas dos docentes, os informes administrativos, as trocas de informações entre os sujeitos sociais do Colégio Estadual Carmem Andrade Lima.
Muito mais que um blog, esta ferramenta tem por objetivo dinamizar as atividades didático-pedagógicas dos docentes, os informes administrativos, as trocas de informações entre os sujeitos sociais do Colégio Estadual Carmem Andrade Lima.
segunda-feira, 4 de abril de 2011
CONSELHOS ESCOLARES
O Conselho Escolar (CE) é um colegiado com membros de todos os segmentos da comunidade escolar com a função de gerir coletivamente a escola. Com suporte na LDB, lei nº 9394/96 no Artigo 14, que trata dos princípios da Gestão Democrática no inciso II – "participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes", esses conselhos devem ser implementados para se ter uma gestão democrática. Porém, como diz Carlos Drummond Andrade: "as leis não bastam. Os lírios não nascem das leis" (SEED 1998, p. 44).
- Dessa forma, os Conselhos Escolares podem servir somente para discutir problemas burocráticos, ser compostos apenas por professores e diretor(a), como um ‘Conselho de Classe’, mas se estiver dentro dos princípios da Gestão Democrática esse Conselho terá que discutir politicamente os problemas reais da escola e do lugar que ela está inserida com a participação de todos os sujeitos do processo. Para que se garanta a constituição de um Conselho Escolar com essas características, Antunes (SEED, 1998) aponta alguns parâmetros importantes a serem considerados:
- Natureza do Conselho Escolar: Deve ser deliberativa, consultiva, normativa e fiscalizadora.
- Atribuições fundamentais: Elaborar seu regimento interno; elaborar, aprovar, acompanhar e avaliar o projeto político-pedagógico; criar e garantir mecanismos de participação efetiva e democrática da comunidade escolar; definir e aprovar o plano de aplicação financeiros da escola; participar de outras instâncias democráticas, como conselhos regional, municipal, e estadual da estrutura educacional, para definir, acompanhar e fiscalizar políticas educacionais.
- Normas de funcionamento: O Conselho Escolar deverá se reunir periodicamente, conforme a necessidade da escola, para encaminhar e dar continuidade aos trabalhos aos quais se propôs; a função do membro do CE não será remunerada; serão válidas as deliberações tomadas por metade mais um dos votos dos presentes da reunião.
Composição: Todos os segmentos existentes na comunidade escolar deverão estar representados no CE, assegurada a paridade (número igual de representantes por segmento); o diretor é membro nato do conselho.- Processo de escolha dos membros: A eleição dos membros e suplentes deverá ser feita na unidade escolar, por votação direta, secreta e facultativa.
- Presidência do Conselho Escolar: Qualquer membro efetivo do conselho poderá ser eleito seu presidente, desde que esteja em pleno gozo de sua capacidade civil.
- Critérios de participação: Participam do Conselho com direito a voz e voto todos os membros eleitos por seus pares; os representantes dos estudantes a partir da 4ª série ou com mais de 10 anos terão sempre direito a voz e voto, salvo nos assuntos que, por força legal, sejam restritivos aos que estiverem no gozo de sua capacidade civil; poderão participar das reuniões do Conselho, com direito a voz e não voto, os profissionais de outras secretarias que atendam às escolas, representantes de entidades conveniadas, Grêmio Estudantil, membros da comunidade, movimentos populares organizados e entidades sindicais.
- Mandato: Um ano, com direito à recondução
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação a Distância. Salto para o Futuro: Construindo uma escola cidadã, projeto político-pedagógico. Brasília: SEED, 1998. ISBN
Assinar:
Postagens (Atom)