WEBQUEST:
Aprendizagem Colaborativa
Webquest é uma atividade de
aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia,
cresce na Web.
O conceito de webquest foi
criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da
Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma
criativa.
Dodge a define
assim:"Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a
informação com que os alunos interagem provém da Internet."
Descrição
geral
Em geral, uma webquest é
elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em
grupos.
A webquest sempre parte de um tema (o Egito Antigo, por exemplo) e
propõe uma Tarefa, que envolve
consultar fontes de informação
especialmente selecionadas pelo professor.Essas fontes (também chamadas de
recursos) podem ser livros, vídeos, e mesmo pessoas a entrevistar, mas
normalmente são sites ou páginas na Web.
É comum que a Tarefa exija dos
alunos a representação de papéis (faraó, arquiteto, escravo), para promover o
contraste de pontos de vista ou a união de esforços em torno de um objetivo.
Tipos
Bernie Dodge divide a webquest
em dois tipos, ligados à duração do projeto e à dimensão de aprendizagem
envolvida:
Webquest curta - leva de uma a três aulas
para ser explorada pelos alunos e tem como objetivo a aquisição e integração de
conhecimentos.
Webquest longa - leva de uma semana a um mês
para ser explorada pelos alunos, em sala de aula, e tem como objetivo a
extensão e o refinamento de conhecimentos.
Seções
da WQ
Como regra geral, uma webquest
é constituída de sete seções:
- Introdução
- Tarefa
- Processo
- Fontes
de informação
- Avaliação
- Conclusão
- Créditos
Introdução
A Introdução é um texto curto,
que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de
realizar.
Se a WQ tem um cenário ou pede
representação de papéis ("Você é um detetive tentando descobrir um poeta
misterioso"), isso deve ser mencionado na Introdução.
Tarefa
A Tarefa descreve que “produto” se espera dos alunos ao final
da webquest e que ferramentas devem ser utilizadas para elaborá-lo (um
determinado software, por exemplo).
Exemplos
de Tarefas:
- Resolver um problema;
- Solucionar um mistério;
- Formular e defender uma
opinião;
- Analisar uma problemática;
- Colocar em palavras uma
descoberta pessoal;
- Elaborar um resumo;
- Inventar uma mensagem
persuasiva;
- Redigir um relato
jornalístico, ou
- qualquer coisa que exija dos aprendizes processar e transformar as informações coletadas.
Processo
O Processo deve apresentar os
passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais
detalhado for o processo, melhor.
Exemplo:
- Primeiro, formem grupos de
três alunos.
- Em seguida, decidam o
papel que cada um vai representar.
- ...e assim por diante.
Na seção Processo, também cabe
sugerir de que forma os alunos deverão organizar as informações que serão
reunidas: usando fluxogramas, mapas mentais, checklists etc.
Fontes
de informação
As fontes de informação (também
chamadas de recursos) são os sites e páginas Web que o professor escolhe e que
devem ser consultados pelos alunos para realizar a Tarefa.
As fontes de informação
costumam ser parte integrante da seção Processo, mas também podem constituir
uma seção separada.
Avaliação
Na seção Avaliação, o aluno
deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a
verificação será individual ou coletiva.
Escreva aqui o objetivo ou
desempenho esperado
Conclusão
A Conclusão deve resumir, em
poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente
atingidos.
A conclusão é também o espaço
para incentivar o aluno a continuar refletindo sobre o assunto, através de
questões retóricas e links adicionais.
Créditos
A seção de Créditos deve
apresentar as fontes de todos os materiais utilizados na webquest: imagens,
músicas, textos, livros, sites, páginas Web.
Se as fontes são sites ou
páginas Web, colocam-se os links. Quando os materiais são físicos, colocam-se
as referências bibliográficas.
Créditos é também o espaço dos
agradecimentos a pessoas ou instituições que de algum modo tenham colaborado na
elaboração da webquest.
Objetivos
educacionais da Web Quest
A metodologia webquest pode
ajudar o educador a alcançar objetivos educacionais importantes:
·
Modernizar
modos de fazer educação
As WQs fornecem orientações
bastante concretas para tornar possível e efetivo o uso da Internet. E isso, na
forma e na essência, é uma maneira de praticar uma educação sintonizada com
nosso tempo.
·
Garantir
acesso a informações autênticas e atualizadas
Conteúdos publicados na
Internet, sobretudo os produzidos profissionalmente, refletem saberes e
informações recentes. Além disso, são produtos autênticos que fazem parte do
dia-a-dia das pessoas.
·
Promover
aprendizagem cooperativa
As WQs estão baseadas na
convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos.
Aprendizagens significativas são resultados de atos de cooperação.
·
Desenvolver
habilidades cognitivas
O modo de organizar Tarefa e
Processo numa webquest pode oferecer oportunidades concretas para o
desenvolvimento de habilidades do conhecer que favorecem o aprender a aprender.
·
Transformar
informações ativamente
(em vez de apenas reproduzi-las)
Na educação tradicional, parece
que a preocupação central é armazenar e reproduzir "matéria". Na
perspectiva sugerida por Dodge, o importante é acessar, entender e transformar
as informações existentes, tendo em vista uma necessidade, problema ou meta
significativa.
·
Incentivar
a criatividade
Se bem concebida, a Tarefa
planejada para uma webquest engaja os alunos em investigações que favorecem
criatividade.
·
Favorecer
o trabalho de autoria dos professores
Webquests devem ser produzidas
por professores, não por especialistas ou técnicos. A ídéia é oferecer
oportunidades concretas para que os professores se vejam como autores de sua
obra e atuem como tal.
·
Favorecer
o compartilhar de saberes pedagógicos
Concebidas como publicações
típicas do espaço Web (abertas, de acesso livre, gratuitas etc.), as webquests
são uma forma interessante de cooperação e intercâmbio docente.
Modelo de plano de aula webquest
1) Reconhecer a conjuntura política da
luta armada;
2) Reconhecer o uso dos filmes como
fontes para a construção do conhecimento e análise do momento histórico em que
foi produzido (filme como documento);
3) Debater os alcances da repressão no
país;
4) Promover a reflexão sobre os
diferentes posicionamentos dos sujeitos históricos em uma mesma conjuntura.
Comentário introdutório
O desenvolvimento dessa aula
possibilita ao aluno reconhecer o que foi a luta armada no Brasil e como se deu
a derrota. A aula deve estar inserida em uma seqüência didática referente à
ditadura militar brasileira ou mesmo dentro de um programa que avalie o
direcionamento das esquerdas dentro e fora do Brasil.
Estratégias
1) É fundamental que os alunos conheçam
o que foi a luta armada no Brasil, as especificidades dela e os objetivos.
Apresente de maneira expositiva esses aspectos, de modo que fique evidente que
a história não é feita apenas pelos "grandes nomes".
2) Analise detalhadamente alguns dos
atos institucionais e mostre aos alunos as justificativas dadas pelos grupos de
luta armada.
3) Depois dessa apresentação, deixe que
os alunos assistam ao filme "O Que é Isso, Companheiro?", de Bruno
Barreto.
4) Depois de assistir ao filme, peça
aos alunos que representem a cena que mais tenha atraído a atenção deles. Para
isso, solicite que utilizem diferentes tipos de produções artísticas (desenhos,
versos, recorte e colagem etc). Peça para alguns deles apresentarem as
criações. Conforme o grupo fizer referência às cenas, escolha as que mais
auxiliam você a aprofundar suas análises. Crie sua argumentação baseada nas
descobertas de seus alunos.
5) Por fim, apresente as idéias dos
movimentos de luta armada. Tente não resumir a escolha a apenas um grupo e um
posicionamento.
Atividades
1) Peça que os alunos pesquisem sobre
os métodos de violência usados durante a ditadura. Montem um pequeno mural na
sala. Ele deve ser usado para criar e fixar a definição da turma (obviamente
baseada em pesquisas) do que é violência, censura e luta armada, a fim de que o
grupo se coloque criticamente sobre o fato histórico em análise.
2) Busque em jornais e revistas dados
sobre as indenizações e as pessoas com
doenças causadas pela violência.
3) Realize com a turma uma análise mais
detalhada do filme como documento, reflita sobre as razões que levaram essa
versão a lotar os cinemas no país.
Sugestões e dicas
Aprofunde com seus alunos os alcances
da repressão no país. Uma possibilidade é o uso da obra "Um relato para a
história: Brasil nunca mais", escrito por estudiosos que retratam as
angústias, os abusos e a repressão cometidos pelo regime, usando documentos
produzidos pelas próprias autoridades da ditadura militar.
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